Agências de turismo são investigadas após números elevados de reclamações de consumidores

Agências de turismo estão sendo investigadas após números elevados de reclamações de consumidores

Compartilhar

A CVC, 123 Milhas, Decolar.com, Viajanet e Max Milhas estão sofrendo um processo administrativo aberto pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) na última segunda-feira (27).

As empresas são alvo de grande parte das reclamações registradas por consumidores no portal consumidor.gov desde o início da pandemia. 

Principais queixas

Entre as principais reclamações, estão o atraso na devolução de valores pagos, dificuldade para cancelar ou alterar serviços, reembolso e retenção de valores.

Entre 2020 e 2021, houve dois momentos com maiores picos de contestações no site que permite o contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.

O primeiro momento foi a partir de abril de 2020, quando começaram as restrições no setor de turismo por conta da pandemia. O segundo momento foi 12 meses depois, quando as agências deveriam começar a reembolsar clientes que tiveram, por exemplo, viagens canceladas.

Em caso de condenação nos processos, as empresas estarão sujeitas ao pagamento de multa, que pode chegar ao valor de R$13 milhões, além de outras punições.

Notícias Relacionadas

Receba conteúdos sobre nossas especialidades em seu e-mail.

Atendimento Online Advogado

Antes de entrar em contato nos informe seus dados abaixo:

🔴 ALERTA DE GOLPE 🔴

Inúmeros clientes de escritórios de advocacia em geral estão sofrendo tentativas de golpes desde 2022 por telefone e WhatsApp.

Os dados de processos, no Brasil, são públicos. Isso facilita as ações de golpistas.

Por isso, se você receber qualquer contato em nome do escritório ou dos Drs. Gutemberg Amorim e Yunes Marques e Sousa solicitando envio de valores via Pix, desconfie!

Esse não é um procedimento do escritório.

Dúvidas, ligar para (62) 3091-7443.