INSS alerta para tentativa de golpe relacionado à prova de vida

INSS Alerta Para Tentativa De Golpe Relacionado À Prova De Vida

Compartilhar

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – fez um alerta aos segurados após denúncias de tentativa de fraude de benefícios: o instituto não faz nenhum tipo de contato por telefone para solicitar a prova de vida dos beneficiários. 

Então, se você receber qualquer ligação nesse sentido, desligue e não forneça nenhum tipo de informação, porque é golpe. Ainda de acordo com o INSS, na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura e parece mesmo bem real.

Biometria Facial

O governo anunciou a expansão do uso da prova de vida por biometria facial: o segurado usa o celular como se fosse tirar uma selfie e faz o reconhecimento. Isso facilita a comprovação, torna o processo mais seguro e evita que as pessoas precisem sair de casa.

Por causa da pandemia, o INSS prorrogou até final de abril a interrupção de bloqueio de pagamento de aposentadorias e pensões de segurados que estão sem fazer a prova de vida desde março do ano passado.

O beneficiário que estiver com a prova de vida pendente, também será notificado pelo aplicativo e direcionado para resolver a pendência. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo Meu Gov na Play Store e na App Store.

Fonte: Agência Brasil

Deseja atendimento? Clique aqui

Notícias Relacionadas

Receba conteúdos sobre nossas especialidades em seu e-mail.

Atendimento Online Advogado

Antes de entrar em contato nos informe seus dados abaixo:

🔴 ALERTA DE GOLPE 🔴

Inúmeros clientes de escritórios de advocacia em geral estão sofrendo tentativas de golpes desde 2022 por telefone e WhatsApp.

Os dados de processos, no Brasil, são públicos. Isso facilita as ações de golpistas.

Por isso, se você receber qualquer contato em nome do escritório ou dos Drs. Gutemberg Amorim e Yunes Marques e Sousa solicitando envio de valores via Pix, desconfie!

Esse não é um procedimento do escritório.

Dúvidas, ligar para (62) 3091-7443.