Tarifas de TUST e TUSD na conta de energia

Tarifas De TUST E TUSD Na Conta De Energia

Compartilhar

A energia elétrica que utilizamos em nossas casas é considerada uma “mercadoria” pela Constituição Federal. Daí, não há erros quanto a tributação de ICMS que vem nas contas de energia.

Acontece que, além do tributo sobre o consumo, a população também tem arcado com as chamadas tarifas TUST (Tarifas de uso do Sistema de Transmissão) e TUSD (Tarifas de uso do Sistema de de Distribuição).

Essas cobranças têm sido alvo de discussões nos tribunais há algum tempo, e ainda neste ano de 2021 deve ocorrer o julgamento para a questão.

Resumidamente, as taxas estariam sendo cobradas indevidamente do consumidor final, já que transmissão e distribuição não são mercadorias.

  • Ações judiciais

Existem diversos processos em andamento na justiça que foram ajuizados por pessoas físicas e jurídicas (empresas). Todos aguardam a decisão do STJ quanto à ilegalidade ou não da cobrança de ICMS em cima da TUST e TUSD.

Se houver decisão favorável para os consumidores que já entraram com ação, o valor pago a mais nos últimos 5 anos poderá ser restituído.

 

Deseja atendimento? Clique aqui

Notícias Relacionadas

Receba conteúdos sobre nossas especialidades em seu e-mail.

Atendimento Online Advogado

Antes de entrar em contato nos informe seus dados abaixo:

🔴 ALERTA DE GOLPE 🔴

Inúmeros clientes de escritórios de advocacia em geral estão sofrendo tentativas de golpes desde 2022 por telefone e WhatsApp.

Os dados de processos, no Brasil, são públicos. Isso facilita as ações de golpistas.

Por isso, se você receber qualquer contato em nome do escritório ou dos Drs. Gutemberg Amorim e Yunes Marques e Sousa solicitando envio de valores via Pix, desconfie!

Esse não é um procedimento do escritório.

Dúvidas, ligar para (62) 3091-7443.